Aripuanã
Ministério do Turismo certifica que Aripuanã faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2022
Compartilhe:
O potencial turístico de Aripuanã segue sendo reconhecido e valorizado Mato Grosso a fora. O Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais, certificou que o município integra o Mapa do Turismo Brasileiro 2022 em sua última atualização, realizada recentemente.
Aripuanã está inserida na região Turística “Vale do Juruena”, também composta pelos municípios de Brasnorte, Juína e Juruena. Ao todo, no estado de Mato Grosso, 15 regiões estão inscritas no Mapa do Turismo Brasileiro, que são: Região Vale do Juruena, Região Pantanal Mato-grossense, Região das Nascentes, Região Domo de Araguainha, Região Amazônia Mato-Grossense, Região Metropolitana, Região Circuito das Águas, Região Portal da Amazônia, Região Portal do Agronegócio, Região Rota dos Ipês e das Águas, Região Vale do Cabaçal, Vale do Guaporé, Região Vale do São Lourenço, Região Norte Araguaia e a Região Turística Roncador Xingu.
Em todo país, 2.542 municípios brasileiros, de 332 regiões turísticas, se cadastraram.
Os municípios que compõem o Mapa do Turismo são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regionais, desde que esteja de acordo com os critérios para participação da política pública nacional.
Para a atualização as regiões turísticas deveriam ter, dentre outros aspectos, uma instância de governança regional (conselho, fórum, comitê, associação) responsável por sua gestão e a comprovação de que foram oficialmente apresentadas ao Conselho ou Fórum Estadual de Turismo. Os municípios, por sua vez, deveriam apresentar a sua adesão à região turística, além de comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo na Prefeitura, existência de dotação orçamentária para o turismo, existência de Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativo, presença de prestadores de serviço registrados no CADASTUR, dentre outros.
O Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer – SETEC, João Reghin Neto, destacou que é preciso trabalhar em conjunto para que Aripuanã desenvolva um maior potencial turístico. “Este é um dos objetivos da gestão da Prefeita Seluir Peixer, incentivar o potencial turístico da nossa cidade que é muito amplo. Nossa região Vale do Juruena vem se fortalecendo cada vez mais para juntos capitarmos recursos”, comentou.
Clique aqui para acessar o Mapa do Turismo Brasileiro.